Anuncie aqui!



Trincas e fissuras ocupam o segundo lugar entre os defeitos mais comuns na construção civil, perdendo apenas para os problemas de umidade.
Elas são causadas pela movimentação de materiais e componentes da construção e, em geral, tendem a se acomodar. 
Podem ainda ser conseqüência da ocorrência de vibrações na área.
Somente devem causar preocupação quando sua abertura ultrapassa 3,2mm.
Apesar de ser difícil avaliar o problema sem conhecer a situação, normalmente as trincas de lajes que denunciam fragilidade na estrutura podem ser identificadas quando formam ângulo de 45º em relação à laje, são próximas aos cantos e se dirigem ao centro da laje.
Outro tipo que apresenta risco é a trinca que não toca a parede. 
Fissuras em forma de flor próximas a um pilar ou as que lembram flechas também merecem cuidado. Já trincas isoladas, que atinjam a parede, não devem preocupar muito.

Para tentar eliminar problemas dessa natureza de pequena grandeza, sugere-se:
a) para pequenas fissuras, a solução tradicional é retocar o reboco usando argamassa ou massa acrílica, mas as fissuras podem reaparecer. Outra alternativa é passar tinta elastomérica pura na região e depois aplicar duas ou três demãos do mesmo produto, diluído conforme indicação do fabricante.
b) para pequenas trincas, formar, sobre ela, um "V", com uma ferramenta chamada abre-trinca, ultrapassando 10cm em cada extremidade. Limpar a superfície e aplicar fundo preparador de paredes. Preencher a fenda com sela-trinca ou argamassa e colocar uma tela de poliéster. Acertar com massa e usar tinta elastomérica.
Para prevenir, asa trincas e fissuras, devemos usar durante a construção das alvenaria ferro cabelo, na junção das alvenarias, pois desta forma evita se que a trinca consiga prosseguir no decorrer da parede, há também outras formas de prevenir as trincas como o uso de telas próprias para esta finalidade.

0 comentários:

Postar um comentário

nois que tá