Anuncie aqui!

o que é um cadista?

sábado, 15 de janeiro de 2011

Afinal o que é um Cadista? É uma nova profissão que surgiu com o advento da tecnologia. E isto que é motivante, a tecnologia abre a porta para o surgimento de novas necessidades no mercado de trabalho, e consequentemente mais oportunidades. Voltando à profissão Cadista: Surgiu quando os softwares CAD (Computer Aided Design) ou Desenho Auxiliado por Computador foram disseminados para as pequenas e médias empresas, bem como para os escritórios de arquitetura e engenharia. Aqui no Brasil ainda é uma constante em crescimento.
O Cadista é a pessoa responsável por desenhar ou fazer o projeto num software CAD, conforme as especificações do projetista ou engenheiro. Um bom Cadista sabe interpretar desenhos dos mais variados tipos e utilizar alguns softwares CAD. Hoje quando falamos em CAD, estamos falando tanto em softwares para criação de desenhos 2D bem como 3D, e este em plena ascensão.
Sabendo disto, vamos às dicas para ser um bom Cadista:

1 – Aprenda a interpretar e criar desenhos técnicos. Você pode se especializar em desenhos técnicos para mecânica ou arquitetura. Ter a habilidade nas duas áreas é interessante, pois terá a chance de trabalhar em dois ramos distintos. Porém, sempre devemos ter foco no que mais gostamos. Então faça cursos para interpretação de desenho antes de aprender umsoftware CAD. Um curso de Desenho técnico também é interessante e um curso “técnico” permitirá a você aprender além da interpretação de desenho, ou seja, terá condições de subir de posto para projetista, entendendo as necessidades do engenheiro e do projeto que estará trabalhando.
2 – Aprenda profundamente pelo menos um software CAD. Verifique em sua região e na sua área de atuação qual é o software mais utilizado pelas empresas e invista em aprendê-lo. Este investimento começa com bons cursos. Faça um curso básico e se aprofunde com cursos avançados. Consulte também bons materiais didáticos que permitirão a você revisar o assunto que esta estudando. Em grandes centros existem bons cursos, oferecidos pelas próprias revendas de software. A Render possui cursos a distância para o aprendizado de váriossoftwares CAD que vão do básico ao avançado. Esta é uma excelente forma para aprender e se capacitar. Um Cadista geralmente sabe trabalhar bem com o AutoCAD, que é um dos softwaresmais conhecidos na área de arquitetura e civil. Se você partir para o ramo da mecânica, recomendamos saber SolidWorks, Inventor ou outro que é utilizado em sua região. O importante é você conhecer bem o software e ter um certificado sempre é um diferencial.
3 – Treine e Aplique. Para tornar-se um bom Cadista, treine, faça inúmeros desenhos para estar apto a fazê-los com agilidade. Tempo é dinheiro, então quanto mais agilidade ter com osoftware mais projetos vai conseguir entregar. Isto é bom para o seu cliente e bom para você. Ter agilidade não basta, a qualidade é um ponto fundamental para continuar a fazer novos projetos e também para ser indicado para melhores trabalhos, então o treinamento é fundamental. Com isso as dúvidas vão surgindo para as diferentes situações, e você estará cada vez mais apto a novos desafios. Então Treine!
4 – Atualize-se. Um bom Cadista esta atualizado com as novas tecnologias que vão agilizar ainda mais o seu trabalho. Estar atualizado significa que poderá ter um desempenho superior ao de seus “colegas” e terá novas oportunidades. Mas, onde se atualizar? Na sala de Aula, ou através da internet em bons fóruns, ou em bons cursos a distância.

5 – Aumente sua Rede de Relacionamento. Um bom Cadista também tem uma boa rede de relacionamento. Esta rede deve ser composta tanto de clientes como de outros Cadistas para que possa trocar experiência e aprender com eles. Ter um Blog para mostrar trabalhos, usar o Skype, Twitter, estar presente em RHs online são boas alternativas para aumentar a sua Rede. Hoje é possível fazer trabalhos remotos, ou seja, prestar serviços para empresas distantes, recebendo e enviando arquivos pela internet. Como sugestão, acesse a internet e no google digite “Cadista”, você vai encontrar inúmeras referências de vagas para trabalhar. Então, não fique parado, seja um Cadista! Esta profissão é bem promissora.

0 comentários:

Postar um comentário

nois que tá